Um novo estudo mostrou que aditivos alimentares comuns promovem a obesidade

Se você deseja emagrecer, para além de ingerir alimentos que promovem a perda de peso, deve também evitar alimentos que promovem o ganho de peso.

Vários aditivos alimentares têm sido relacionados com efeitos adversos à saúde, incluindo ganho de peso e obesidade. Isto porque os aditivos alteram o microbioma intestinal.

E de entre todos os aditivos alimentos aqueles que causam maior preocupação são os emulsionantes. Os emulsionantes são produtos químicos que são adicionados aos alimentos processados para melhorar a textura e prolongar o prazo de validade. Novas pesquisas sugerem que estes aditivos podem afetar adversamente os microrganismos no intestino humano (microbioma) de uma forma que promove a inflamação. A inflamação tem sido associada a diferentes tipos de doenças do intestino e ao ganho de peso.

aditivos alimentares promovem o ganho de peso

Um novo estudo (publicado na revista científica “Nature”) destacou como os emulsificantes adicionados a vários alimentos promovem um efeito chamado de “translocação bacteriana”, em que as bactérias se movem através das células epiteliais. Isto, por sua vez, desencadeia efeitos nocivos à saúde. Para demonstrar isso, uma equipe de microbiologistas realizou experiências em ratos.

Para o estudo, os microbiologistas alimentaram os ratos com dois emulsionantes: polissorbato 80 e carboximetilcelulose. As doses usadas foram iguais às que tipicamente são adicionadas aos alimentos processados. Em intervalos regulares, os pesquisadores testaram a composição do microbioma intestinal dos ratos usando métodos genéticos avançados. Ao longo do tempo, observou-se uma alteração nos tipos e quantidade de micróbios (bactérias).

Além disso, dado que os micróbios mudaram, as camadas das mucosas do intestino também se alteraram porque algumas bactérias transitaram para essa região. De referir que normalmente essa é uma área desprovida de bactérias. Interessantemente, estas alterações coincidiram com o desenvolvimento de colite crônica nos ratos. Foi usado um grupo de controlo, demonstrando assim que as bactérias do intestino têm um papel importante.

As implicações do estudo são que a adição de emulsionantes aos alimentos pode ser prejudicial e provocar doenças imunes e ganho de peso.

Então se você está tentando emagrecer e quer aumentar suas chances de sucesso evite os alimentos industrializados processados.

Além disso, recorde que quanto maior for a “vida” de um alimento mais curta será a sua!

OFERTA pra VOCÊ! Ebook gratuito de Receitas Alcalinas para EMAGRECER:

Para receber GRATUITAMENTE o ebook “10 Receitas Alcalinas - Sem Açúcar, Sem Lactose e Sem Glúten” insira seu Nome e Email abaixo e clique no botão “Quero Receber”:

Author: Emagrecer com Saúde

Share This Post On

1 Comment

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *