Tudo o que você precisa saber sobre o chá de sene (Benefícios, contra-indicações, como fazer e tomar o chá de sene)

O objetivo deste artigo é explicar tudo o que você precisa saber sobre o chá de sene, seus benefícios, contra-indicações, modo de preparação, e muito mais. Então continue lendo…

O sene é um pequeno arbusto, que não tem mais que 60 cm, com folhas com tons de amarelo esverdeado a verde oliva. É originário do Médio Oriente, Africa e Ásia, mas pode-se encontrar algumas espécies nos EUA, em climas temperados.

As folhas do sene são colhidas e secas para mais tarde se poder fazer o chá. As flores amarelas lindas que o sene dá, são perfeitas para decoração.

Ao longo dos tempos, o sene tem vindo a ser usado devido a seus benefícios desde o século IX por médicos árabes para tratar febres, indigestões, infeções, disenteria, bronquite, convulsão e doenças da pele, apesar da sua eficácia nunca ter sido comprovada.

Se antigamente este chá era usado como um remédio natural para soltar o intestino, hoje em dia o chá de sene entrou na lista de opções naturais para emagrecer, já que facilita a evacuação, o que faz com que haja uma menor absorção de gordura.

tudo sobre o chá de sene

Benefícios do chá de sene

O chá de sene contém substâncias que são capazes de acabar com os gases e com a prisão de ventre e ajuda a diminuir o sobrepeso causado pelos problemas de obstipação intestinal. Apesar de ser considerado um laxante e um purgativo natural, o sene deve ser tomado com cuidado, pois o seu uso continuado pode causar problemas ao intestino.

 

Como atua o chá de sene

O chá de sene funciona de duas maneiras. A primeira, é que as suas substâncias causam uma irritação na mucosa intestinal, ou seja, faz com que o intestino aumente a frequência dos movimentos peristálticos. Ao mesmo tempo, outras substâncias inibem a absorção de água, portanto, vai permitir que o bolo fecal fique mais úmido. Isto vai fazer com que você evacue mais vezes.

Chá de sene ajuda mesmo a emagrecer?

O chá de sene por si só não emagrece, mas pode ajudar a uma perda de peso, pois ajuda a tratar de problemas intestinais que podem dificultar o processo de emagrecimento.

O chá de sene não provoca queima de gordura, nem acelera o metabolismo, nem reduz o apetite, contudo, como é um laxante poderoso contribui para uma eliminação mais eficaz das fezes.

O que acontece, é que a prisão de ventre provoca inchaço na zona da barriga, e assim que uma pessoa toma chá de sene e elimina as fezes, o inchaço desaparece rapidamente e a pessoa sente-se mais leve, para além de se aperceber que a sua barriga ficou mais pequena. É por isto que muitas pessoas dizem que o chá de sene emagrece.

 

Efeitos colaterais do chá de sene

Uma vez que o chá de sene age a partir de um processo de irritação, não deve ser usado como tratamento ou de forma continuada. A ingestão do chá de sene natural e também de cápsulas de sene, deve ser sempre monitorizada por um especialista.

Isto porque os efeitos colaterais podem ser vômitos, fortes cólicas, desregulamento do intestino, que passa só a funcionar quando estimulado.

 

Como fazer chá de Sene

Para preparar o chá de sene basta seguir esta receita:

Ingredientes

• 200 ml de água;
• 1 colher de chá de folhas de sene secas;

Modo Preparação

Ferver a água com as folhas secas durante 5 minutos. Abafe a mistura durante 15 minutos. Coe e beba. Se desejar adoçar use mel ou outro adoçante natural, e nunca açúcar.

O efeito é notado passado 3 horas depois do consumo.

Você pode comprar as folhas de sene secas em lojas de produtos naturais ou ervanárias.

O consumo aconselhado é uma chávena de chá antes de dormir, e não deve tomar o chá por mais que sete dias seguidos.

 

Contra-indicações do chá de sene

O chá de sene não deve ser tomado por crianças com menos de 14 anos, gestantes, lactantes, idosos, pessoas com sensibilidade ou doenças intestinais ou mulheres em fase menstrual.

 

O chá de sene faz abortar?

Quando uma mulher está grávida, principalmente na fase inicial da gravidez, tem que ter cuidado com o que come e com o que bebe, principalmente chás. Beber um chá que está na lista dos chás abortivos, como é o caso do sene, pode não causar o aborto, mas pode trazer consequências nefastas, como mal formações do bebê, dificuldade na hora de amamentar e pode ainda trazer complicações sérias de saúde para o resto da vida da mãe.

A questão com os chás abortivos é que aumentam a pressão arterial, o que numa gravidez pode provocar contrações uterinas e provocar hemorragias que podem ou não levar a um aborto.

 

Como fazer chá de sene com hibisco

Aqui está um método natural de perder peso saudável.

A perda de peso é definida como o queimar de mais calorias do que aquelas que consome. Assim, se você comer de forma saudável, fazer exercícios regularmente e tomar chá de sene com hibisco está no bom caminho.

O chá de sene com hibisco é preparado a partir das folhas secas de sene e hibisco que são das melhores ervas para perder peso.

Para tomar de forma correta e ter bons resultados, veja em baixo como fazer o chá de sene com hibisco e quais os ingredientes a usar para que fique bem saboroso e super potente.

 

Ingredientes

Água, folhas de sene e hibisco e adoçante (opcional)

 

Modo de preparação

  •  Ferva 1 ½ xícara de água e adicione folhas de sene e hibisco
  • Deixe cerca de 5 – 10 minutos em água fervente
  • Retire as folhas de sene e hibisco (coe)
  • Acrescente adoçante, se assim desejar
  • Beba esse chá duas vezes por dia

 

Benefícios do chá de sene com hibisco

Os benefícios são vários, e vai ter excelentes resultados.

  • Reduz a pressão arterial
  • Diminui o colesterol mau
  • Protege o seu fígado de complicações
  • É anti-inflamatório e anti-bacteriano
  • Alivia cólicas menstruais
  • É um excelente antidepressivo
  • Faz perder peso rapidamente
  • Estimula a saciedade
  • Tem efeito diurético eliminando o inchaço da barriga
  • Acaba com os gases
  • Elimina a prisão de ventre
  • É laxante natural que age diretamente na queima de gordura
  • Beba o chá duas vezes por dia

 

Efeitos colaterais do chá de sene com hibisco

O ideal é tomar 1 ou 2 vezes por semana e parar logo a seguir.

Podem ocorrer os seguintes efeitos colaterais: náuseas, irritações, fortes cólicas.

 

Chá de sene com gengibre

O gengibre é uma excelente opção, para quem quer emagrecer e acabar de uma vez com a celulite para alem de melhorar a imunidade.

O gengibre funciona como um termogênico potente que quando combinado com o chá de sene, de torna um ótimo aliado na luta contra as gorduras.

 

Ingredientes

  • Água, folhas de sene e gengibre e adoçante (opcional)

 

Modo de Preparação

½ xícara de água e adicione folhas de sene e gengibre ralado.

  • Ferva 1 ½ xícara de água e adicione folhas de sene e o gengibre.
  • Deixe cerca de 5-10 minutos em água fervente
  • Retire as folhas de sene e gengibre (coe)
  • Acrescente adoçante, se assim desejar
  • Beba esse chá duas vezes por dia

Os efeitos colaterais são semelhantes aos do chá de sene com hibisco.

 

Para finalizar recomendo que veja aqui mais receitas de chás para emagrecer.

OFERTA pra VOCÊ! Ebook gratuito de Receitas Alcalinas para EMAGRECER:

Para receber GRATUITAMENTE o ebook “10 Receitas Alcalinas - Sem Açúcar, Sem Lactose e Sem Glúten” insira seu Nome e Email abaixo e clique no botão “Quero Receber”:

Author: Fernanda Viegas

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *