Por que consumir óleo de peixe na dieta é importante

Por que precisamos de óleo de peixe em nossa dieta? Por que isso é importante? A versão curta da resposta para essas perguntas seria: não somos saudáveis, se não o fizermos.

Permita-me ler alguns dos seus pensamentos. Você provavelmente está pensando no fundo de sua mente que óleos de peixe são apenas óleos graxos e você sabe que lhe disseram há tanto tempo que as gorduras não são boas para a saúde, então porque eu estou falando o contrário?

A exclusão total do óleo de peixe na dieta não é uma prática saudável, é verdade? E agora, gentilmente, prepare-se para a versão mais longa da resposta a essas duas perguntas a seguir.

Mas antes de entrarmos nos benefícios do óleo de peixe, vamos explicar brevemente os ácidos graxos essenciais ômega-6 e ômega-3.

Estas são as duas principais divisões dos ácidos graxos.

Óleos vegetais como o óleo de soja e o óleo de milho se enquadram no grupo ômega-6. E a maioria de nós está ciente, e note que os especialistas concordam com isso, que a ingestão excessiva de óleos vegetais pode resultar em coágulos no sangue e inflamação.

Esta é provavelmente uma das razões pelas quais você está relutante em acreditar que nem todos os óleos graxos são ruins para sua saúde.

Nos peixes, os ácidos graxos ômega-3 são produzidos por plânctons marinhos que fazem parte da dieta do peixe. O ômega-3 contém eicosapentaenóico (EPA) e ácidos docosahexaenóico (DHA), que são basicamente os dois ácidos graxos importantes que dão ao corpo o maior número de benefícios.

Entre os benefícios para a saúde de EPA e DHA incluem prevenção de ataques cardíacos, e também prevenção de câncer e aterosclerose.

De fato, estudos mostraram que as pessoas que comem mais peixe têm menos chances de ter seus vasos sanguíneos inflamados, o que é definitivamente bom para o coração.

Ao comer uma dieta rica em peixe ou tomar suplementos de óleo de peixe, o coração se torna mais saudável. Além disso, outros estudos confirmaram que a inclusão de peixes nas refeições diárias poderia ajudar a combater a hipertensão e a obesidade. Estes ácidos também são conhecidos por baixar a pressão arterial.

importancia do oleo de peixe na dieta

Alguns estudos descobriram que o óleo de peixe quando usado por pessoas com condições de asma parece proporcionar alívio e uma melhoria geral das condições de saúde. Além daqueles com asma e outras alergias, as pessoas que estão sendo tratadas por depressão e alterações de humor também podem usar óleo de peixe para ajudá-las a controlar suas emoções.

Continuamos a afirmar que a melhor maneira de obter o óleo de peixe é comendo os peixes, como o salmão, o atum e a cavala. No entanto, devido a vários relatos de que os peixes que comemos continham níveis bastante elevados de mercúrio, um elemento bastante perigoso, as mulheres grávidas e aquelas com crianças pequenas devem evitar comer peixe com altos níveis de mercúrio.

Embora ter óleo de peixe em sua dieta seja de fato muito importante, hoje em dia está se tornando cada vez mais arriscado obter sua dose diária de óleo de peixe de salmão, atum, cavala etc.

Ainda que sejam as melhores maneiras de obter ácidos graxos essenciais, devido a alguns relatos recentes de altos níveis de mercúrio encontrados em peixes, pode realmente ser melhor optar por suplementos de óleo de peixe.

Author: Emagrecer com Saúde

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *