Pesquisas revelam que o excesso de peso é um importante fator de risco para o prognóstico do câncer, modificável pela dieta e atividade física

O objetivo desta revisão era saber o papel da dieta e atividade física na taxa de sobrevivência de câncer de mama, colorretal e próstata.

As evidências sobre o papel da dieta e atividade física na incidência de câncer estão bem documentadas, mas devido ao aumento da sobrevivência ao câncer, uma compreensão destes fatores de estilo de vida após um diagnóstico de câncer é de importância crucial.

O objetivo desta revisão foi atualizar a literatura em uma pesquisa realizada para a National Cancer Survivorship Initiative e incluir estudos observacionais que não foram incluídos na revisão sistemática de sobrevivência da WCRF.

excesso de peso é um fator de risco para o cancer

CONCLUSÕES

A evidência desta revisão baseia-se em outras revisões e sugere que o excesso de peso é um importante fator de risco para o prognóstico do câncer, que é modificável através da dieta e atividade física.

No entanto, questões importantes ainda permanecem em relação ao grau de perda de peso e níveis e intensidade da atividade física necessária para reduzir os resultados do câncer.

Como o ganho de peso e o estilo de vida sedentário são comuns após o diagnóstico de câncer, existe uma clara necessidade de direcionar a realização e a manutenção de um peso saudável em sobreviventes de câncer.

Uma das maneiras mais eficazes de conseguir isso é através de mudanças na dieta e da aceitação de um estilo de vida ativo, e ambos colocam a responsabilidade e o controle nas mãos do sobrevivente do câncer.

O NCSI destaca que as pessoas que vivem com ou além do câncer gostariam de ter um papel mais ativo em seus cuidados de saúde. Eles querem saber como cuidar de si mesmos após um diagnóstico de câncer, incluindo quais mudanças de dieta e estilo de vida devem fazer, para que possam retornar a uma vida “normal” tanto quanto possível (Macmillan Cancer Support, 2008).

O desafio, portanto, é integrar o apoio ao estilo de vida em modelos padronizados de cuidados posteriores para sobreviventes de câncer.

Pode encontrar o artigo completo sobre este estudo (em Inglês) em:
nature.com/articles/bjc2011423

OFERTA pra VOCÊ! Ebook gratuito de Receitas Alcalinas para EMAGRECER:

Para receber GRATUITAMENTE o ebook “10 Receitas Alcalinas - Sem Açúcar, Sem Lactose e Sem Glúten” insira seu Nome e Email abaixo e clique no botão “Quero Receber”:

Author: Emagrecer com Saúde

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *