Os principais benefícios do kiwi para a saúde (pele, olhos, coração, digestão, imunidade, entre outros)

Como toda a gente sabe, a fruta faz bem. Daí este artigo ser dedicado a uma fruta em especial – o Kiwi (ou Quiuí) – que tem inúmeros benefícios para a saúde. As pessoas gostam de kiwi, não só pela sua cor verde, como também por seu sabor exótico.

O kiwi é uma fruta muito, mas mesmo muito nutritiva que contém pouco colesterol, gordura saturada e sódio. É uma excelente fonte de fibra e de vitaminas, tais como a C, a E e a K.

O Kiwi pode ser pequeno em tamanho, mas é enorme em nutrientes importantes e vitais para a nossa saúde como por exemplo, sais minerais como o Cobre, o Potássio, o Cálcio, o Magnésio e o Fósforo, que são essenciais para a manutenção de um corpo saudável. O Kiwi é também rico em ácidos graxos ómega-3 e antioxidantes flavonoides como o betacaroteno, xantina e luteína.

Como já foi dito, o Kiwi só é pequeno em tamanho, pois torna-se num verdadeiro gigante no que toca aos seus benefícios. Ora veja…

Principais benefícios do kiwi para a saúde

Imunidade – o Kiwi contém um alto teor de vitamina C, para além de outros componentes antioxidantes, que ajudam a estimular o sistema imunológico.

Alcalinização do organismo – o Kiwi é das frutas mais alcalinizantes que existem. Isto quer dizer, que o pequeno Kiwi, é rico em minerais que ajudam a equilibrar a carga ácida no organismo devido aos alimentos acidificantes que ingerimos. Encontrar um equilíbrio, permite-nos ter uma pele bonita e jovem, mais energia, menos resfriados e menos artrites e artroses, que são tão dolorosas e incomodativas.

Pele – o Kiwi é rico em vitamina E, que sendo um antioxidante, ajuda a proteger a pele da sua degeneração.

Doenças cardíacas – Outro dos benefícios do kiwi é que ele ajuda na prevenção das doenças do coração. Ao que parece, se comermos 2 kiwis por dia, conseguimos diminuir o colesterol e os trigliceridos.

Toxinas – uma vez que o Kiwi é rico em fibras, ele ajuda a limpar as toxinas que vão se acumulando durante o dia.

Digestão – como já foi dito, o Kiwi é rico em fibras, o que ajuda a prevenir prisão de ventre e outros problemas intestinais. E, como o Kiwi contém actinidina – uma enzima que ajuda na digestão das refeições.

Pressão arterial – o Kiwi contém potássio em grandes quantidades, o que vai ajudar a manter os nossos electrólitos equilibrados, para além de ajudar a conter os efeitos do sódio.

Perda de Peso – o Kiwi é baixo em calorias e rico em fibras, o que o torna perfeito para comer a meio da tarde, dando uma ótima sensação de saciedade, o que faz com que consigamos controlar melhor o apetite.

> Veja AQUI um estudo que diz que comer três maçãs ou pêras por dia pode ajudar na perda de peso

benefícios do kiwi para a saúde

Diabéticos – Pessoas diabéticas também podem usufruir dos benefícios do Kiwi dado que ele tem baixo índice glicemico e alto teor de fibras. Ou seja, pode ser comido por diabéticos, porque não vai aumentar o açúcar no sangue.

Olhos – à medida que vamos envelhecendo, acontece que os nossos olhos se vão degenerando. E, consumir kiwi três vezes ao dia, vai ajudar no combate a esta degeneração ocular. Isto porque, o Kiwi possui níveis elevados de luteína e zeaxantina, que são substâncias naturais encontradas no olho humano.

Problemas respiratórios – você pode se beneficiar consumindo regularmente Kiwi e outras frutas cítricas, porque dessa forma a probabilidade de apanhar resfriados ou ter problemas respiratórios será muito menor.

Estresse – a vitamica C é conhecida por conseguir diminuir o nível de estresse, ou seja, a vitamina C tem a capacidade de diminuir a produção de cortisol, uma hormona produzida pelas glândulas suprarenais como resposta ao estresse. E uma vez que o Kiwi é rico em vitamina C, ajuda a reduzir o estresse e os seus efeitos.

Cansaço e a Depressão – mais uma vez a vitamina C contida no Kiwi tem um papel importante, pois ajuda a melhorar o humor e ajuda a combater a depressão, pois com a vitamina C temos mais energia.

Sono – outros dos grandes benefícios do kiwi é que ele pode ajudar a melhorar as suas noites – o triptofano encontrado no kiwi ajuda a promover um bom sono.

Ferro – o kiwi também contém outro nutriente importante, se não o mais importante, que é o ferro. O ferro ajuda em todas as funções básicas do organismo para além de ajudar o desenvolvimento saudável do nosso corpo.

Gravidez – o ácido fólico é especialmente importante e extremamente necessário para as grávidas, principalmente, nos primeiros meses de gravidez. E uma vez que o kiwi contem ácido fólico, é uma ótima ajuda para o desenvolvimento do cérebro do feto. E como também contem vitaminas essenciais: E e K, ele ajuda no desenvolvimento geral do bebê e da mãe.

Cabelo – Mais uma vez o Kiwi aparece como um herói. Como é rico em vitamina E e outros minerais, ele ajuda com o problema da queda de cabelo. Pode inclusive utilizar o sumo do Kiwi diretamente no cabelo. Não se esqueça é depois enxaguar bem o cabelo.

 

Mas atenção, como tudo na vida, o kiwi não deve ser consumido em excesso, pois ele tem uma quantidade razoável de oxalatos, que se pode dizer que é o produto final de aminoácidos e do ácido ascórbico, que não consegue ser metabolizado pelo corpo humano e que é expelido através da urina. Mas se existir uma grande concentração de oxalatos na urina, pode provocar a formação de cristais e até cálculos renais.

 

Kiwi -Informação Nutricional

Kiwi informação nutricional

 

Resumindo, comer fruta faz bem. Comer Kiwi ainda faz melhor. Mas deve ser consumido com moderação.

O Kiwi pode ser consumido de forma natural, ou em saladas de frutas. Também pode ser incluído em saladas de vegetais, misturado com iogurte ou em sucos verdes emagrecedores.

> Aprenda como fazer suco verde para emagrecer passo a passo

E pronto, apenas precisa escolher qual é a forma que você mais gosta e desfrutar de todos estes benefícios do kiwi para a saúde!

OFERTA pra VOCÊ! Ebook gratuito de Receitas Alcalinas para EMAGRECER:

Para receber GRATUITAMENTE o ebook “10 Receitas Alcalinas - Sem Açúcar, Sem Lactose e Sem Glúten” insira seu Nome e Email abaixo e clique no botão “Quero Receber”:

Author: Fernanda Viegas

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *