Óleo de Coco para emagrecer e proteger a tireóide – Mito ou Verdade?

Quando falamos de usar o óleo de coco para emagrecer não estamos falando de apenas mais uma “dieta da moda”. Existe ciência que comprova que o óleo de coco realmente ajuda a queimar gordura e é disso que eu vou falar nesse artigo, por isso continue lendo…

Primeiramente convém lembrar que gorduras e ácidos graxos não são a mesma coisa.

É benéfico usar o oleo de coco para emagrecer dado que esse óleo é composto principalmente de ácidos graxos de cadeia média – do tipo que não só são bons para você – mas que também são essenciais para o funcionamento do cérebro, para a função muscular (incluindo o músculo do coração), para os processo de cura, para dar energia e muito mais.

O óleo de coco não aumenta os níveis de glicose no sangue, sendo processado imediatamente pelo organismo e transformado em energia. Ele não é armazenado no corpo não podendo portanto ser transformado em gordura. Por este motivo, ele aumenta a taxa metabólica. Os ácidos graxos de cadeia média nem sequer exigem enzimas digestivas (do pâncreas) para quebrá-los. De acordo com Bruce Fife (autor do livro “The Coconut Oil Miracle”), a taxa metabólica permanece elevada durante pelo menos 24 horas depois de ingerir óleo de coco, o que significa mais energia e maior queima de gordura durante todo o dia.

oleo de coco para emagrecer

Óleo de coco para emagrecer e proteger a tireóide

Hoje em dia muitas pessoas sofrem de hipotiroidismo e nem sequer sabem disso. Quando sua tireóide é “preguiçosa” você não consegue perder peso, não importando o quão pouco você come.

Sintomas de uma tiróide “preguiçosa”:

  • Fadiga
    Problemas com o peso
    Mãos e pés frios
    Baixa temperatura corporal
    Depressão e ansiedade
    Insônia e outros problemas do sono
    Pele seca e unhas quebradiças
    Constipação
    Alergias e asma
    Perda de cabelo

Então se você não consegue perder peso e apresenta alguns desses sintomas, sua tireóide pode não estar funcionando como deveria e o melhor será contatar seu médico.

Os óleos insaturados bloqueiam a digestão de proteínas no estômago o que pode nos deixar desnutridos mesmo quando estamos ingerindo alimentos saudáveis e nos esforçando para perda de peso. Alterações nos hormônios causadas por gorduras insaturadas podem danificar a tireóide. Eles também podem bloquear a secreção do hormônio da tiróide e as suas funções regulatórias no sistema circulatório e nos tecidos no corpo.

Os óleos vegetais insaturados refinados suprimem a função da tireóide e podem causar o ganho de peso. O óleo de coco não é insaturado e por isso não tem esses efeitos negativos sobre a função da tireóide. Ao invés, o óleo de coco contribui para o bom funcionamento da glândula tireóide, ajudando as pessoas a alcançar e permanecer no seu peso ideal. O óleo de coco também estimula o metabolismo, promovendo portanto a perda de peso.

Em 2009, foi realizado um estudo envolvendo mulheres com obesidade abdominal para testar os efeitos da suplementação com óleo de coco. Quarenta mulheres, entre os 20 e os 40 anos, receberam um suplemento dietético diário de 30 ml de óleo de coco ou 30 ml de óleo de soja. O estudo durou 12 semanas. Após a conclusão das 12 semanas, apenas o grupo que tomou óleo de coco apresentou uma redução na circunferência da cintura.

 

Como usar o oleo de coco para emagrecer e proteger a tireóide

A maneira mais fácil de começar a usar o óleo de coco para perder de peso é comer ele com uma colher. Comece por ingerir pequenas quantidades até que seu corpo se acostume com ele.

Para obter uma boa quantidade de ácidos graxos de cadeia média, os pesquisadores recomendam que as pessoas adultas devem consumir cerca de 3 colheres de meia ao longo do dia. Não deve portanto tomar tudo de uma vez, mas sim uma colher de cada vez em diferentes momentos do dia. Por exemplo, pode tomar uma colherada junto com cada refeição.

Uma outra maneira de começar a usá-lo é substituir os óleos pouco saudáveis que você pode estar usando atualmente por óleo de coco.

 

Como escolher o melhor óleo de coco para comprar

Um bom óleo de coco deve ter as seguintes caraterísticas:

– Orgânico
– Virgem (ou Virgem Extra)
– Prensado a frio
– Embalado em recipiente de vidro

ALERTA: Evite óleos de coco refinados e/ou que não foram prensados a frio!

OFERTA pra VOCÊ! Ebook gratuito de Receitas Alcalinas para EMAGRECER:

Para receber GRATUITAMENTE o ebook “10 Receitas Alcalinas - Sem Açúcar, Sem Lactose e Sem Glúten” insira seu Nome e Email abaixo e clique no botão “Quero Receber”:

Author: Emagrecer com Saúde

Share This Post On

3 Comments

    • Olá Carla,
      não entendi seu comentário. O que você quer receber?

      Post a Reply
  1. A dieta alcalina também favorece o bom funcionamento da glândula da tireoide(hipotireoidismo) e tratamento osteopenia ? é verdade que não devemos consumir: couve, brócolis e outros sem cocção para não prejudicar o funcionamento da tireoide? COMO SUBSTITUIR ESSES ALIMENTOS?

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *