Estudo revela que comer três maçãs ou pêras por dia pode ajudar a perder peso

Gosta de comer maçãs e pêras?

Então certamente vai gostar de saber que um estudo científico demonstrou que comer maçãs e pêras pode ajudar na perda de peso.

No estudo em causa participaram 411 mulheres que foram recrutadas no centro de cuidados primários da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Brasil), com o seguinte perfil:

– Idade entre os 30 e os 50 anos;
– Excesso de peso (Índice de Massa Corporal (IMC) > 25 kg/m2);
– Hipercolesterolemia (vulgarmente conhecido como “colesterol ruim alto”);
– Não-fumantes.

As mulheres foram divididas por grupos ao acaso para receberem um de três suplementos dietéticos: maçãs, pêras e biscoitos de aveia. As mulheres foram instruídas para comer o seu suplemento três vezes por dia, num total de seis refeições por dia.

51 mulheres tinham níveis de colesterol no sangue superior a 6,2 mM/L (240 mg/dL), em jejum. As participantes foram instruídas por um nutricionista para comer a seguinte dieta:

– 55% de energia a partir de carboidratos, 15% de proteína e 30% de gordura)

comer maçãs e peras ajuda a perder peso

RESULTADOS DO ESTUDO:

Após 12 semanas, o grupo que ingeriu frutas perdeu 1,22 kg (intervalo de confiança de 95% = 0.44-1.85), enquanto o grupo comeu os biscoitos de aveia teve uma perda de peso não significativa de 0,88 kg (0.37-2.13). A diferença entre os dois grupos foi estatisticamente significativa (P = 0,004).

Para explorar ainda mais a perda de peso associada ao consumo de frutas, foi medida a proporção glucose/insulina. Foi observada uma diminuição significativamente maior da glicose no sangue das mulheres que tinham comido frutas em comparação com as que tinham comido biscoitos de aveia, mas o rácio glicose/insulina não foi estatisticamente diferente da linha de base para acompanhamento. A adesão à dieta foi alta tal como indicado pelas alterações dos triacilgliceróis, do colesterol total e quantidades de frutas ingeridas (reportadas pelas participantes). O consumo de frutas no “grupo da aveia” foi mínimo, durante todo o tratamento.

 

CONCLUSÕES DO ESTUDO:

O consumo de frutas (maçãs e pêras) pode contribuir para a perda de peso.

 

OFERTA pra VOCÊ! Ebook gratuito de Receitas Alcalinas para EMAGRECER:

Para receber GRATUITAMENTE o ebook “10 Receitas Alcalinas - Sem Açúcar, Sem Lactose e Sem Glúten” insira seu Nome e Email abaixo e clique no botão “Quero Receber”:

Author: Emagrecer com Saúde

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *