Será que consumir gengibre aumenta a pressão arterial?

Consumir gengibre aumenta a pressão arterial ou não? Se você quer saber a resposta então continue lendo este artigo… O gengibre é usado desde há muito tempo, há séculos que ele é usado, tornando-o numa das especiarias mais populares do mundo.

O gengibre pode ser consumido de várias formas, desde chás, a sucos e até ser usado para temperar as comidas. Para além disso são bem conhecidas as suas propriedades benéficas para a saúde. Mas apesar de se saber tudo isto, ainda há muitas pessoas que não se sentem muito seguras para usar o gengibre, principalmente as pessoas que sofrem de hipertensão.

Consumir gengibre aumenta a pressão arterial ou não?

A verdade, é que o gengibre não faz aumentar a pressão arterial, até pelo contrário, ajuda a diminuir, contudo, não é recomendável o seu consumo por parte de pessoas hipertensas, especialmente se estiverem tomando medicamentos para controlar a pressão.

O gengibre não é aconselhado a estas pessoas, simplesmente porque, como o gengibre ajuda a reduzir a pressão alta, devido à sua propriedade de afinar o sangue para além de ser um anti-inflamatório, ou seja, ajuda a relaxar os vasos sanguíneos e facilita a circulação de sangue. Quem é hipertenso e está a tomar medicamentos para baixar a pressão ou para afinar o sangue, ao consumir o gengibre está a aumentar os efeitos do remédio o que pode causar mal estar, sangramentos e até desmaios. E, para os casos de quem tenha pedra na vesícula, o gengibre só deve ser tomado sob orientação médica.

Porém, alguns estudos em ratos, mostraram que em pequenas doses o gengibre não provoca alterações na pressão arterial, aliás, até foi encontrado um efeito hipotensor, quer isto dizer, que ajuda a diminuir a pressão arterial.

gengibre aumenta a pressão arterial

E as pessoas que têm hipertensão mas não tomam medicamentos?

Aqui, uma mudança da dieta, e o uso de gengibre em doses pequenas e sob supervisão médica, para além de exercício físico moderado pode ajudar e muito a baixar a pressão arterial.

Se o seu médico autorizar o uso de gengibre, prefira sempre gengibre fresco, e de preferência consuma sob a forma de chá.

OFERTA pra VOCÊ! Ebook gratuito de Receitas Alcalinas para EMAGRECER:

Para receber GRATUITAMENTE o ebook “10 Receitas Alcalinas - Sem Açúcar, Sem Lactose e Sem Glúten” insira seu Nome e Email abaixo e clique no botão “Quero Receber”:

Author: Fernanda Viegas

Share This Post On

1 Comment

  1. O quanto de gengibre posso comer para reduzir a P.A?

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *