Benefícios da acelga para a saúde e emagrecimento

Neste artigo eu irei explicar os benefícios da acelga para a saúde e emagrecimento… A acelga apesar de ter um nome estranho, é uma hortaliça, tal como são os espinafres e é consumida já há muito tempo. Já os gregos e os egípcios utilizavam a acelga na sua alimentação. Ao longo dos tempos essa hortaliça foi ganhando popularidade e depois de ter sido levada para o interior da Europa, fez um enorme sucesso na França na Idade Média.

Acelga cresce no Sul e Sudeste do Brasil e acredite ou não, a Argentina é um enorme consumidor desta hortaliça.

A acelga é uma planta pequena com talos longos e rígidos e que podem ser de várias colorações, como por exemplo, podem ser brancos, rosas, amarelos, vermelhos, verdes violetas ou até mesmo laranjas. Tal como as nervuras podem ser lisas ou crespas, de um verde brilhante ou meio avermelhadas.

Esta planta reproduz-se através da inflorescência, onde as flores apresentam um tom esverdeado e dão origem a um fruto seco. E as suas raízes que podem ser grossas e delgadas, estão cheias de nutrientes e o que faz com que possam ser também consumidas.

Benefícios da acelga para a saúde e emagrecimento

Este vegetal tem vindo a ganhar importância na alimentação graças à sua combinação química, com um alto teor de fibras, proteínas e vitaminas A, B3, B6, B7 C e K, que ajudam no transporte das substâncias pelo sistema circulatório, aceleram o metabolismo e auxiliam na coagulação do sangue e na nutrição dos cabelos. A acelga é rica em água, sais minerais, sódio, magnésio, potássio, manganês, cobre, zinco, e ferro. Para além ser antioxidante.

beneficios da acelga - valor nutricional

A acelga é perfeita para ajudar no tratamento de doenças, pois possui propriedades antioxidantes, para além de tratar e prevenir doenças como:

  • Micoses
  • Cálculos biliares
  • Diabetes
  • Neurites
  • Cicatrizes
  • Estômago desregulado
  • Anúria
  • Hemorroidas
  • Queimaduras

Pode ser incorporada em saladas e/ou em sopas, pois como já foi dito, é rica em vitaminas, minerais, fibras entre outros. Ajudam o intestino, aumentam a sensação de saciedade, para além de diminuírem a absorção de gorduras. A acelga é baixa em calorias, o que ajuda quem quer perder peso.

A acelga pode ser usada na culinária, por exemplo, pode usar os talos e as folhas desta hortaliça em pizzas, bolinhos, sopas, saladas ou pode comer simplesmente crua. Se você misturar com um pouco de azeite, tem um efeito laxante natural.

Mas atenção, não esquecer que uma boa porção de salada, pode ter o efeito contrário e engordar mais que uma refeição normal, se à salada você adicionar molhos muito doces e/ou gordurosos. Então o melhor é temperar as suas saladas com vinagre balsâmico, azeite, ervas, suco de limão, etc.

Como já foi dito, a acelga pode ser usada para tratamento de vários problemas tais como:

• Dor de estômago, desregulação do intestino, inflamações (Por exemplo, você pode beber um copo de suco de acelga com limão);
• Para tratar hemorroidas, cicatrizes e até queimaduras (você pode fazer cataplasma das folhas maceradas);
• Para sintomas de febre (você pode beber chá das raízes da acelga);

E você, já conhecia todos estes benefícios da acelga para a saúde?

OFERTA pra VOCÊ! Ebook gratuito de Receitas Alcalinas para EMAGRECER:

Para receber GRATUITAMENTE o ebook “10 Receitas Alcalinas - Sem Açúcar, Sem Lactose e Sem Glúten” insira seu Nome e Email abaixo e clique no botão “Quero Receber”:

Author: Fernanda Viegas

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *